O projeto de um parque em La Carlota apresenta-se como um dos espaços coletivos mais importantes da cidade. O programa do recinto de feiras exige espaços de grandes dimensões confinados, enquanto que o parque demanda lugares amplos e abertos. A proposta da equipe liderada por Miguel Braceli busca a articulação destas duas premissas, através do desenvolvimento de grandes áreas de transição e de grandes vazios, confinados por peles de fechamentos flexíveis.
O seguinte projeto obteve uma menção no concurso, se quer saber mais continue lendo depois do intervalo.
O edifício é uma caixa complexa onde confluem espaços de diferentes alturas e superfícies versáteis capazes de conter distintos programas. As superfícies estão compostas por plataformas verdes, arquibancadas construídas, e jardineiras que criam uma paisagem fluída entre o parque e os espaços internos do recinto de feiras. São amplos planos de rampas, grandes escadas e arquibancadas que se convertem em espaços flexíveis capazes de conter os grandes fluxos de pessoas que podem estar no recinto de feiras em eventos pontuais, enquanto que em outros momentos os espaços sem convertem em uma extensão do parque para serem vividos em seu cotidiano.
O grande vazio do recinto de feiras é um espaço central sobre o qual se eleva o resto dos programas, assim o salão de feiras funciona como uma praça coberta com acesso fluido em cada uma de suas fachadas e com vista para o parque em todo o seu perímetro. É um espaço que varia progressivamente a partir de diferentes alturas, elas são geradas pelas transformações de um volume que contêm o resto dos programas nobres.
Os vazios se entrelaçam por meio de um percurso de superfícies que conduzem a uma planta da cobertura habitável: um amplo mirante do Parque e da cidade. A estrutura do edifício é composta por uma caixa metálica que se apoia em telas de concreto. A caixa é montada sobre um sistema de treliças que cobrem 20 (vinte) por 50 (cinquenta) metros, conformando a cobertura do salão de feiras e definindo módulos precisos para cada um do resto dos espaços.
Arquitetos
Miguel BraceliLocalização
Caracas, VenezuelaAutor
Miguel BraceliEquipe de Projeto
Alejandro Castañón, Luís Castro, Daniel Enrique Rebolledo, Héctor SálasColaboradores
Gonzalo Guinand, José Antonio Chávez, Miguel Angel García, Juan BraceliFotografias
Courtesy of Miguel Braceli